Literatura de terror

31 mar

Por Luciana Rede

A ficção de terror sempre teve muitos fãs, tanto na literatura quanto no cinema. Como a data comemorativa norte-americana Halloween, que é o Dia das Bruxas, tem sido cada vez mais difundida no Brasil.

Origens

Muito se fala sobre terror, mas as cenas de cinema são muito diferentes das páginas dos livros. Quando no cinema apela-se para o visual com a utilização de sangue em excesso, nos livros os escritores se concentram mais nas narrativas e descrições que podem fazer de uma simples sombra algo aterrador.

Apesar de muito se falar sobre a literatura de terror suas origens se perdem no tempo. Existem registros na Grécia antiga e na França, mas foi popularizada pela literatura gótica, cujo marco é o “Castelo de Otranto”, de Sir. Horace Walpole (1717-1797).

Mestres do terror

A discussão sobre qual seria o maior mestre do terror nunca terá fim! Elegemos três grandes autores norte-americanos desse gênero para ilustrar nosso texto. Da literatura cult a de entretenimento!

Edgar Alan Poe (1809-1849) Mestre da poesia e do suspense, escreveu contos incríveis e inaugurou o gênero policial moderno com o conto “A carta roubada”. Tinha personalidade difícil.

HP Lovecraft (1890-1937) Se hoje é um escritor cult, teve poucos leitores em sua época. Sua literatura perturba pelo simbolismo, escrita erudita e grau de realismo. “O chamado de Tchulhu” é imperdível para quem se interessa pelo gênero.

Stephen King (1947 – vive nos EUA) Amado por muitos, odiado por outros. O que importa é que ele cria histórias muito bem escritas que prendem a atenção do leitor. É um mestre da literatura de entretenimento e praticamente todos os seus livros e contos viraram filmes. Hoje escreve roteiros para TV. É uma porta de entrada para a literatura.

O terror na literatura infantil

Desde cedo as crianças tem se interessado pelo mórbido assunto. São diversos livros e coleções como Goosebumps e Hora do Arrepio.

O mito Frankenstein no cinema

Impossível falar de terror sem tocar no nome Boris Karloff! O ator interpretou em 1931 a lendária criatura do livro “Frankenstein”, de Mary Shelley, e é dele a imagem que a maioria tem quando vem à lembrança essa história.

About these ads

3 Respostas to “Literatura de terror”

  1. Bia 08/12/2011 at 21:11 #

    Grande nome desse gênero no Brasil é Álvares de Azevedo. Vale a pena conferir. Li Noite na Taverna e achei genial. Se o autor não tivesse falecido tão cedo, sem dúvida suas obras seriam extraordinárias.
    Abraços,
    Bia

  2. Carcará Intrigado 08/07/2011 at 14:27 #

    Poe e Lovecraft, sem dúvida: mestres.
    De King não tive boas experiências em alguns filmes; preciso ler alguma obra.
    Abraço!

  3. Maurício Limeira 16/09/2010 at 11:27 #

    Muito bom falar sobre literatura de terror. Poderia acrescentar também as manifestações do gênero no Brasil.

    Abraço, sucesso,
    Maurício.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: